A título de compreendermos acerca das características que norteiam o assunto em questão, façamos uma breve retomada ao conceito que se relaciona aos pronomes relativos. Estes, estando na oração seguinte, retomam um termo já expresso na oração anterior, de forma a evitar “possíveis repetições” que possam interferir na qualidade do discurso ora proferido. Neste sentido, analisemos os enunciados que seguem:
Os alunos prepararam-se bem. Os alunos foram classificados.
De modo a fazermos a junção entre ambas as orações, utilizar-nos-emos do pronome relativo, cujo resultado seria assim expresso:
Os alunos que se prepararam bem foram classificados.
Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.
Dessa forma, além de terem servido como conectivo entre as orações, exerceram também uma função sintática – a de sujeito.
Ideias preliminares enfatizadas, partamos agora para conhecer outras das muitas funções que eles representam. Comecemos então pelo pronome “que”, uma vez se referindo a coisas ou pessoas:
* Sujeito
Os alunos que se prepararam bem foram classificados. (Os alunos preparam-se bem)
* Objeto direto
Chegaram as pessoas que convidei para o evento. (Convidei as pessoas para o evento)
* Objeto indireto
* Aquelas são as referências bibliográficas de que você precisa. (Você precisa das referências bibliográficas)
Ob. Indireto
* Complemento nominal
São muitas as travessuras de que o garoto é capaz. (O garoto é capaz de muitas travessuras)
Complemento nominal, uma vez que completa o sentido do adjetivo “capaz”.
* Predicativo do sujeito
Admiro o grande homem que você é. (Você é um grande homem)
Verbo de ligação
* Agente da passiva
Este é o jornal por que fui homenageado. (Fui homenageado pelo jornal)
(agente da passiva)
* Adjunto adverbial
Esta é a casa em que vivi durante algum tempo.(Vivi na casa durante algum tempo)
Adjunto adverbial de lugar
Quem – este pronome somente deverá ser empregado em relação a pessoas, constituído sempre de uma preposição.
Aquelas são as pessoas a quem devemos muita obrigação. (devemos muita obrigação às pessoas)
O. indireto
Cujo – o pronome “cujo” tem valor possessivo, uma vez que ele concorda em gênero e número com o ser a que se refere, exercendo a função de adjunto adnominal.
O aluno, cuja família desconhecemos, é bastante problemático. (Desconhecemos a família do aluno)
Onde - Este pronome indica sempre a ideia referente a lugar, exercendo, portanto, a função de ajunto adverbial de lugar.
Visitamos a cidade onde moram meus pais. (Meus pais moram na cidade)
Quanto – Tal pronome tem por antecedentes os pronomes indefinidos “tudo, todo, todos e todas”.
Tudo quanto aprendemos, brevemente colocaremos em prática. (aprendemos tudo – objeto direto)
Como – Exerce a função de pronome pelo fato de anteceder a uma expressão que indica modo – motivo pelo qual ocupa o posto de adjunto adverbial de modo.
Não gostamos da maneira como somos tratados. (Somos tratados desta maneira)
Quando – Na função de pronome relativo, representa o papel de adjunto adverbial de tempo.
Avisarão o momento quando deveremos nos apresentar. (Deveremos nos apresentar em algum momento)
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